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19 de maio de 2013

Aumenta o som: é hora do Podcast!


Derivado da junção das palavras iPod (player da áudio da Apple) e broadcast (radio difusão; transmissão de informação em larga escala), o Podcast é um arquivo de áudio (.mp3) que, hoje em dia, está cada vez mais presente nos mares da Internet, principalmente pros lados mais nerds e geeks. Ele funciona como uma espécie de blog (sim, como esse daqui) que ao invés de postagens escritas, conta com a presença de “locutores” (os podcasters) que soltam a voz à respeito de diversos temas. É um blog falado, que pode ser escutado por qualquer um e até mesmo baixado em seu computador para ouvir quando e onde quiser.
Atualmente, a web conta com podcasts dos mais variados temas, desde política, cinema, humor, games, história mundial até podcasters que colocam uma seleção de músicas para tocar. Isso te lembrou o rádio, não é? Exceto pelo fato de que, normalmente, os podcasts não são ao vivo (como o radio é em sua maioria). Abaixo, uma lista dos mais famosos sites de podcasts da web:




Publicidade + Podcast


Onde tem informação, comunicação e público, logo, tem publicidade. E claro, ela já se infiltrou no universo dos podcasts. De que maneira? Várias. Primeiro podemos citar a publicidade como assunto, ou seja, existem vários podcasts onde a publicidade e a propaganda são os temas a ser tratados, estudados e comentados. 

Brainscast # Qual o limite das Pegadinhas na Publicidade? 

Braincast # O valor dos festivais publicitários


Também existe a publicidade propriamente dita, sendo executada em meio ao assunto do podcast. Um exemplo? Imagine um podcaster falando sobre games e em seguida ele informa a loja/site que o jogo em questão está sendo vendido, sendo que, a loja/site pagou para este “locutor” anunciá-la(o). Isso se dá de diversas maneiras, com qualquer tipo de serviço ou produto. São os chamados “patrocinadores” e  “anunciantes”.

Por fim, temos a publicidade disfarçada, chegando até ser imperceptível. Esta é a mais presente maneira de se fazer publicidade em meio a podcasts, pois acontece de maneira natural, como se o podcaster não fosse pago para executá-la. Ela acontece quando o locutor, por exemplo, diz que está bebendo tal refrigerante ou elogia determinada marca enquanto realiza sua gravação. O locutor pode não estar bebendo tal refrigerante ou pode nem gostar da marca, mas os anuncia como se ele fosse seu consumidor. Pode até acontecer de a empresa dar o refrigerante para o locutor, só para que ele diga que está bebendo. É uma maneira bastante eficaz de anunciar o produto/serviço, pois o ouvinte não percebe que aquilo foi “planejado”, logo, recebe de maneira positiva e com naturalidade. Sem contar que também são feitos estudos para saber o público-alvo daquele podcast, ajudando assim a tornar o anúncio ainda mais eficaz.

Enfim, esta é uma amostra do que é o universo podcaster, que está cada vez mais crescendo e  ganhando notoriedade na esfera da web.  

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