-->
 YO HO

27 de maio de 2013

Outra vítima do conar!


O Comercial da Devassa, Com Slogan “O que você está esperando para ter a primeira vez com uma Devassa?”, da empresa Brasil Kirin, protagonizado pela atriz Alinne Moraes. Foi alvo de processo pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR), no mês de fevereiro 2013, após denuncia de consumidores, por estimulo ao  “comportamento sexual irresponsável e apelativo”.


Na propaganda, o personagem Deco Silva, 30, anuncia que terá sua "primeira vez" com "uma devassa", numa associação à perda da virgindade. Ele aparece saboreando a cerveja ao lado da atriz Alinne Moraes. Segundo o Conar, o processo surgiu de reclamações de consumidores que consideraram que o duplo sentido do comercial é desrespeitoso e estimula os jovens a terem um comportamento de risco. 


Na época através de uma nota, a Brasil Kirin, dona da marca Devassa, diz que o objetivo da campanha que estava no ar era apresentar o produto com humor e irreverência, diferenciais da marca, convidando o consumidor de cerveja a experimentar o produto pela primeira vez. Afirmando, que a assinatura do anúncio está focada em transmitir a mensagem de experimentação do produto, permitindo que os consumidores possam conhecer e apreciar a cerveja Devassa.

Informaram também que todas as peças da campanha obedeceram rigorosamente à legislação atribuída à categoria de cerveja, trazendo em destaque a frase de advertência: “Beba com respeito e  moderação”, informava a nota.

Vejamos o Comercial processado.



Os conselheiros do Conar analisaram o caso em março 2013. E na época como não houve concessão de liminar, e o comercial permaneceu no ar enquanto acontecia o julgamento.

Mas a decisão do órgão não acatou tais reclamações e o comercial pode seguir em veiculação (embora isso não aconteça mais, já que a campanha era relativa ao Carnaval, celebrado no início de fevereiro).



2 comentários:

@ruanmiller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Botecaria Criativa disse...

Na publicidade deles eu acho que brincaram com o lado do duplo sentido, não acho que tinha necessidade do Conar se interver né? é um grande bloqueio na criatividade, só acha que deveriam planejar para os horário de exibição ser apos as 20h, sou meio contra a censura, em um pais com o nosso que criança de 12 anos já ta gravido e melhor informar do que faltar com informação, é uma brincadeira tão sutil como essa não merecia isso. - Do manobrista do Botecaria - Ruan Barreiro