Hoje em dia as grandes empresas gastam milhões em publicidade, sempre tentando se aproximar mais do seu público alvo para que no vasto oceano de opções que nos são apresentados, o consumidor sempre escolha a "marca certa".
Ainda assim, não é nada raro ler algum artigo sobre uma peça publicitária com algum conteúdo polêmico. Muitas delas chegam até a ser julgadas pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Para se ter uma noção, segundo o site oficial do conselho publicitário nacional, só em 2013 até o mês de Abril, houveram 99 casos de propagandas (entre anúncios impressos, conteúdos de internet e anúncios de televisão) que chegaram a ser julgados.
Alguns casos são denunciados por consumidores, enquanto outros são denunciados por algum órgão público. Apresentaremos aqui alguns casos de publicidades julgadas pelo CONAR em 2013:
Devassa: "Tenha sua primeira vez com uma Devassa"
Em março a CONAR recebeu 15 reclamações contra a campanha publicitária da marca de cerveja, alegando que o discurso do anúncio é desrespeitoso em relação a mulher e ao homem e que o mesmo estimula o comportamento sexual irresponsável. A decisão do órgão, entretanto, foi de arquivamento do caso, alegando que a publicidade não estimula o consumo precoce de álcool.
Skol: "Peixe"
Também em março, a CONAR julgou o anúncio de TV da Skol onde um homem urina em um lago. Segundo o denunciante, o ato encenado na publicidade dava um mal exemplo a sociedade. O orgão entretanto, resolveu arquivar o caso, alegando que o "ato foi devidamente punido" (ao urinar no lago, o mesmo homem recebe uma "punição" de um peixe).
Suvinil: "Nova Suvinil Antibactéria"
Em abril, a CONAR recebeu uma reclamação contra a empresa BASF, responsável pelos produtos Suvinil. Segundo a denunciante (empresa concorrente AkzoNobel), o anúncio apresenta discurso falso quando diz que o produto veiculado possui aprovação da ANVISA. Como o orgão de vigilância sanitária não produz selos para o segmento de tintas, o CONAR decidiu que o anúncio deveria ser alterado.
Um comentário:
Achei chato quererem censurar algumas publicidades tão bacanas como a da Devassa a ideia e bem legal, só acho que deveria ser qualificada para horários específicos, afinal sexo e drogas já são um tabu que até a novela das oito já quebrou. HAHA
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