-->
 YO HO

1 de maio de 2013

Glossário de termos da rede

Vamos começar essa aventura explorando nosso principal objeto de estudo e fonte de pesquisa, a internet. Confira os mais importantes termos técnicos usados por conhecedores dessa tecnologia. 

Glossário referente aos textos:
“A Galáxia da Internet”, de Manuel Castells e “Pensar a Internet”, de Dominique Wolton

A

Ad Hoc:
É um tipo de rede que não possui um nó ou terminal especial. Geralmente é designado como ponto de acesso para o qual todas as comunicações convergem e, a partir daí, se encaminham para os respectivos destinos. É também uma expressão latina que significa “para esta finalidade” ou “com este objetivo”.

Advanced Research Projects Agency (ARPA):
Foi formada em 1958, pelo departamento de defesa dos estados unidos, com a missão de mobilizar recursos de pesquisas. É usado para fins de infraestrutura técnica. Desenvolveu um dos precursores da internet, a ARPANET.

American On Line (AOL):
Empresa americana fundada em 1983 que desenvolve e investe em marcas e sites. Os negócios se estendem a conteúdos online, bem como produtos e serviços que oferecem a seus clientes.

Apache:
É um programa de computador que atua como servidor-web provendo páginas para os usuários da internet.  Possui código-fonte aberto, ou seja, seus códigos são disponibilizados e podem ser acessados, copiados e reestruturados sem nenhum custo. O apache é um software que pertence à Apache Software Foundation (ASF).

Applets:
É um software aplicativo que só pode ser utilizado no contexto de outro programa, pois ele geralmente executa funções muito especificas. Tem a capacidade de interagir e/ou influenciar um programa hospedeiro, através de privilégios de segurança restritos que raramente são utilizados.

Arpanet:
É uma rede de computadores montada pela arpa. Pode-se dizer que ela foi a “mãe” da internet. Foi criada em 1969 com o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisas do governo americano.


Nenhum comentário: