-->
 YO HO

3 de maio de 2013

Inserção de Infográficos em Mídias Digitais

Olá marujos, hoje é sexta-feira, e nada melhor do que encerrar dia tratando de um assunto mais despojado. Falaremos sobre a utilização cada vez mais crescente de infográficos na web. Mas antes de qualquer coisa, devemos estabelecer um entendimento comum sobre o que é um infográfico.

Com origem no jornalismo, os infográficos exercem o papel de uma espécie de mapa, que através de signos elaborados com a devida fidelidade no que se refere a significado e qualidade, ilustram de modo simples direto e funcional determinada informação que apresenta certa complexidade em seu conteúdo. Tendo marcado grande presença em revistas como a Super Interessante, Recreio e em outras mídias impressas de disseminação jornalística, eles fazem uma mescla de recursos linguísticos, muito utilizados na publicidade também, onde se faz a leitura não apenas da linguagem verbal, mas também da imagem.

O infográfico acima trata-se de uma representação da trajetória do dia-a-dia de uma pessoa comum.


Este por sua vez, apresenta dados reais sobre a aplicação de infográficos já criados, com base em dados relevantes.

Inserção na plataforma digital


Se comparada a jornais e revistas, onde havia de se tomar devida precaução quanto ao tamanho do infográfico e toda a informação é apresentada de modo mais sintético possível.  Na aplicação em mídia digital, os infográficos então adquirem novos atributos no que se refere a funcionalidade, como a interatividade com o leitor e maior espaço midiático. Com uma junção da linguagem verbal, visual e de programação, tornou-se possível a criação de um conceito muito particular da internet na concepção de comunicação e leitura. A composição desse artifício informativo, toma um rumo diferente, pois agora deve ser realizada segundo uma forte exploração mediante ao uso descentralizado da rede. Cabe aos profissionais dessa área fazer uso do montante de recursos midiáticos da web para estabelecer também uma estratégia de comunicação que una a criação sígnica, a composição visual e funcional de uma interface que se relacione bem com o leitor e a linguagem verbal breve e direta, pois este é o formato que melhor corresponde a esta plataforma, tanto para a aplicação didática, quanto para a jornalística e publicitaria.


Aqui vão alguns exemplos de aplicação dos infográficos em mídia digital pela revista Super Interessante:



Nenhum comentário: