-->
 YO HO

5 de maio de 2013

QR Codes: o que são e como funcionam

Todos conhecem os códigos de barra. Damos de cara com eles em qualquer tipo de produto e em qualquer tipo de supermercado. Mas o que nem todos (ainda) conhecem são os QR Codes - ou códigos QR. Há algum tempo, os códigos QR vêm proporcionando grandes mudanças no que se refere à ações de marketing, publicidade e interatividade com o público em geral.

Mas o que é o código QR? O termo QR deriva de quick response, ou seja, resposta rápida. Nada mais é do que um código de barras “evoluído”, em 2D, que ao ser interpretado por algum dispositivo eletrônico - como a maioria dos smartphones -, é imediatamente decodificado na web, revelando assim seu conteúdo. O fato de ser bidimensional, diferentemente dos códigos de barra comuns, possibilita que diversos tipos de informações, de diversos tipos e fontes, sejam colocadas dentro dele.



Embora tenham sido desenvolvidos em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave para catalogar peças automobilísticas, os QR Codes hoje têm sua função muito mais abrangente, como armazenar dados em forma de texto ou página de internet, fazendo com seja uma ótima ferramenta de disseminação de um produto ou marca, que através de um simples código visual podem fornecer diversos tipos de informação de acesso imediato. Informações estas que muitas vezes não cabem em um simples anúncio de revista, por exemplo.




Para reconhecer QR Codes com seu smartphone é necessário baixar algum dos seguintes aplicativos, de acordo com o modelo: QR Droid, para Android; Qrafter, para Iphone e o Blackberry QR-Code Reader, para Blackberry. Existem outras opções, mas estes são os mais procurados.


Apesar de aparentemente indecifrável e extremamente complicado, criar um código QR é muito simples e qualquer um pode fazê-lo. Existem alguns sites que são exclusivos para geração de QR Codes, como o Kaywa e o QR Code Generator.


Nenhum comentário: