Todos
conhecem os códigos de barra. Damos de cara com eles em qualquer tipo
de produto e em qualquer tipo de supermercado. Mas o que nem todos
(ainda) conhecem são os QR Codes - ou códigos QR. Há algum tempo, os
códigos QR vêm proporcionando grandes mudanças no que se refere à ações
de marketing, publicidade e interatividade com o público em geral.
Mas o que é o código QR? O termo QR deriva de quick response, ou seja, resposta rápida. Nada mais é do que um código de barras “evoluído”, em 2D, que ao ser interpretado por algum dispositivo eletrônico - como a maioria dos smartphones -, é imediatamente decodificado na web, revelando assim seu conteúdo. O fato de ser bidimensional, diferentemente dos códigos de barra comuns, possibilita que diversos tipos de informações, de diversos tipos e fontes, sejam colocadas dentro dele.
Embora
tenham sido desenvolvidos em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave para
catalogar peças automobilísticas, os QR Codes hoje têm sua função muito
mais abrangente, como armazenar dados em forma de texto ou página de
internet, fazendo com seja uma ótima ferramenta de disseminação de um
produto ou marca, que através de um simples código visual podem fornecer
diversos tipos de informação de acesso imediato. Informações estas que
muitas vezes não cabem em um simples anúncio de revista, por exemplo.
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