Uma das formas de publicidade mais utilizada hoje em dia é a do Google Adwords. Nela, empresas anunciam por meio de palavras-chave, que ao serem pesquisadas pelo consumidor, buscam o anúncio que é automaticamente exibido em destaque (ao lado ou acima dos resultados de sua pesquisa, com um fundo amarelo). O valor é mensurável e a empresa só precisa pagar o custo por clique (CPC) de seu anúncio, se o mesmo obtiver cliques. Não existe um tempo mínimo de compromisso com o Google. As empresas tem a opção de colocar disponível seu anúncio apenas para pessoas de uma determinada região, que torna muito mais fácil segmentar os clientes.
Custo por clique (CPC):
O conceito de custo por clique significa que a empresa que está anunciando paga por cada clique nos seus anúncios. São definidos para indicar ao Google quanto pretende pagar por cada clique.
- Para cada campanha de publicidade, a empresa anunciante escolhe uma opção de lance para determinar as ações de publicidade pagas e o valor pago. As opções incluem o CPC (pagar por cada clique no seu anúncio), o CPA (pagar por cada conversão) e por fim, o CPM (pagar por cada vez que os seus anúncios são mostrados);
- Se alguém clicar no seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do CPC máximo definido;
- A empresa escolherá entre o manual, onde ela paga os valores e o automático,onde o Google escolhe o valor deles dentro do seu orçamento;
- O preço de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC).
Empresas que investiram no Adwords:
Empresas que investiram no Adwords:
Romi Boutique:
Coca-Cola Zero:
Com o lançamento da Coca-Cola Zero no Brasil, o grande desafio era atrair o público jovem. A campanha incluiu o Google AdWords e um canal no YouTube para a divulgação. Os anúncios tiveram 42 milhões de impressões, geraram 365 mil visitas ao vídeo, representando 65% do tráfego.
A direct100 consegue 47% das suas vendas através do AdWords com um retorno de Investimento de 592%. O investimento no Google AdWords para promover o Direct100 foi um sucesso. "Com a utilização da publicidade no Google foi possível concretizar o modelo de negócio pretendido e as expectativas foram superadas, na medida em que não era esperada tanta facilidade em gerar tráfego significativo", descreve Francesco Berrettini, CEO da companhia.
A amen consegue uma taxa de conversão de clientes com o Google AdWords 5 vezes superior à dos restantes canais que utiliza. "O Google AdWords ajudou-nos a alcançar ótimos níveis de notoriedade e a aumentar as vendas no público-alvo que pretendíamos", revela Nuno Matias, gerente da empresa.
O Google AdWords permite à empresa estar presente no exato momento em que o público-alvo está, ativamente, à procura dos seus serviços. Isto torna a comunicação bastante direcionada e relevante. Desta forma, a AMEN Portugal conseguiu atingir uma taxa de conversão de clientes de 5%, enquanto que essa mesma taxa é de 1 ou 0,5% em outros canais.
A direct100 consegue 47% das suas vendas através do AdWords com um retorno de Investimento de 592%. O investimento no Google AdWords para promover o Direct100 foi um sucesso. "Com a utilização da publicidade no Google foi possível concretizar o modelo de negócio pretendido e as expectativas foram superadas, na medida em que não era esperada tanta facilidade em gerar tráfego significativo", descreve Francesco Berrettini, CEO da companhia.
A amen consegue uma taxa de conversão de clientes com o Google AdWords 5 vezes superior à dos restantes canais que utiliza. "O Google AdWords ajudou-nos a alcançar ótimos níveis de notoriedade e a aumentar as vendas no público-alvo que pretendíamos", revela Nuno Matias, gerente da empresa.
O Google AdWords permite à empresa estar presente no exato momento em que o público-alvo está, ativamente, à procura dos seus serviços. Isto torna a comunicação bastante direcionada e relevante. Desta forma, a AMEN Portugal conseguiu atingir uma taxa de conversão de clientes de 5%, enquanto que essa mesma taxa é de 1 ou 0,5% em outros canais.
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