O mundo digital mudou não apenas os clientes, mas também a forma de fazer negócios. Com o advento da Internet, as empresas e suas marcas têm a oportunidade de se aproximar do público de uma maneira até então inédita.
A Internet, diferentemente dos meios de comunicação que a precedem - como o rádio e a televisão - possibilita que o próprio público seja gerador de conteúdo, e não apenas um receptor passivo. Com isso, os usuários, enquanto consumidores, podem comunicar-se diretamente com a empresa da qual desejam adquirir um produto, mudando até mesmo a relação hierárquica que existia anteriormente.
O consumidor nunca esteve tão exigente. Com tantas marcas, produtos e ofertas à disposição, qualquer tipo de argumentação diferente pode levá-lo a optar por um produto de uma empresa ou de outra. Por isso, as empresas encontram-se hoje em uma posição em que é necessário trazer o consumidor para perto, aproximá-lo da marca de maneira que ele encontre nela algum diferencial, algo mais do que um simples produto, mas uma experiência.
A Internet tornou-se muito mais do que apenas um meio, uma mídia, e passou a ser o ambiente principal de relacionamento, realização de atividades e de transações entre muitos indivíduos e instituições. Hoje em dia, muitas empresas estão abrindo mão de ter um site próprio e estão se direcionando unicamente para as redes sociais, justamente pelas ferramentas de comunicação direta com o público que essas redes oferecem.
Um exemplo dessa migração é a cada vez mais intensa atividade das marcas no Facebook. Tanto as empresas em ascensão quanto as já consagradas utilizam esse novo instrumento de conexão com o público. Com postagens diárias e descontraídas - até aparentemente despretensiosas - cria-se uma relação de intimidade com os consumidores, que se sentem atraídos a participar e interagir nessas novas experiências. A página do Guaraná Antarctica conta com 12 milhões de likes, muito devido à interação que propõe ao seu público:
Em 2012 foi lançada uma nova rede social, o Visib, cuja função é estreitar as relações entre empresa e consumidor. Abaixo, um vídeo que mostra as principais funções dessa nova ferramenta. A partir das explicações do vídeo é possível entender algumas das novas preocupações que estão atingindo as empresas e as marcas nessa era digital.
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