Diário (espécie de agenda) é um caderno no qual você pode escrever o que quiser, da maneira que preferir, obedecendo uma estrutura cronológica. Sendo assim, a característica principal de um diário é a produção de conteúdo de forma completamente livre. Foi com base nesta ideia que, no final da década de 1990, nasceu o Web log (diário de web), popularizado e concebido como simplesmente Blog. Sendo ele uma espécie de diário, logo sua principal característica é a liberdade!
Em meio ao complexo dilema quanto à não-liberdade da própria internet, o blog se sobressai, carregando consigo a afirmação de que é livre. Prova mais recente disso é o caso da blogueira cubana Yoani Sánchez, que com seu blog Generación Y desafiou o governo repressivo de seu país, expondo sua crítica opinião à respeito dele.
Outro exemplo amplamente conhecido é a Primavera Árabe, que gerou inúmeros protestos por todo o Oriente* devido aos posts (artigos ou postagens que são escritas em blogs e/ou redes sociais) realizados por indivíduos locais – infelizes com seus regimes políticos – e que logo se espalhou por todo o mundo.
Mas além do âmbito crítico-político, hoje em dia a blogsfera é repleta de absolutamente tudo. Humor, notícias, moda, culinária, poesias, empresarial, pessoal, blogs como o Nós a Navegar, dentre inúmeros outros, habitam este universo de forma significativa provando cada vez mais que o individuo não é apenas usuário, mas produtor assíduo de conteúdo. E bota conteúdo nisso!
Como dito pel’O Teatro Mágico:
“O Post é voz que vos libertará!”
"Todo Bit, Byte e Tera
será força bruta a navegar!"
*Tema retratado pelo videoclipe acima
Nenhum comentário:
Postar um comentário