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9 de maio de 2013

Cultura da era digital e publicidade no cinema latino

Hoje indicaremos obras cinematográficas de grande importância tratando da realidade da era digital  e de comunicação. O cinema latino tem trazido nomes consagrados ao grandes festivais, dentre esses trouxemos dois que marcaram presença em Gramado e em Cannes.

Conta a estória de Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala), duas pessoas solitárias que vivem na mesma rua em prédios opostos, frequentam os mesmos lugares, mas, ainda que seus caminhos se cruzem, são incapazes de perceber a presença um do outro. Ambos procuram algo ou alguém que lhes preencha o vazio da vida. Ele é um desenvolvedor de sites e procura mediar a maior parte de suas ações diárias via internet, como compras, transações bancárias, leitura de revistas, relações sociais, música, filmes,  jogos, entre outras atividades. Ela é uma arquiteta que trabalha como repositora de manequins e tenta se organizar dentro de sua rotina solitária, tentando esquecer seu passado registrado através de fotografias arquivadas no computador. O filme apresenta também uma reflexão subjetiva sobre a arquitetura da cidade de Buenos Aires em contraste com a sociedade e suas patologias, colocando em questão o modo de vida das pessoas como algo cada vez mais inorgânico e pragmático.

“A Internet me aproximou do mundo mas me distanciou da vida”




Diretor: Gustavo Taretto

País: Argentina

Gênero: Drama, Romance

Estreia: 4 de Março de 2011



Mostra os passos de René Saavedra (Gael Garcia Bernal), um exilado que é convidado a  trabalhar como publicitário na elaboração da campanha No ("Não"), em oposição ao governo de Augusto Pinochet, que colocou o Chile em seus 15 anos mais autoritários e violentos da história do país. Em 1988 Pinochet pediu um referendo para decidir sua permanência no poder, sedendo um espaço midiático minúsculo às campanhas de oposição. O filme é baseado na peça "El Plebsicito", de Antônio Skármeta,  e  apresenta um panorama muito rico no que se refere a todo um processo de criação de uma campanha social, pesquisa de público, estudo de linguagens e sedução através da subjetividade e reflexão dos estereótipos presentes na camada social em questão, entre outros caminhos. Tudo isso para ilustrar o grande paradoxo da promessa de alegria a um povo desencorajado pela ditadura, marcado pela guerra e acomodado a um sistema político agressivo e opressor.

“Chile, la alegria ya viene”


Diretor: Pablo Larrain
País: Chile
Gênero: Drama, Ficção
Estreia: 21 de dezembro de 2012

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