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8 de maio de 2013

Mídias impressas no meio digital


Com a ampliação da cultura digital, as possibilidades de aprendizado vêm ganhando diversas linguagens para facilitar a leitura e possibilitar uma aprendizagem mais autônoma, com o oferecimento de links que atendem as necessidades dos leitores.

A utilização da mídia impressa no meio digital já é muito aplicada em várias escolas e não tardará a fazer parte de todas em um curto espaço de tempo.

Um sistema muito explorado na Internet é o hipertexto que, de certa forma, teve sua origem no próprio material impresso, onde o leitor folheia as páginas de forma não-linear, indo e vindo da introdução ao final, ou para um capítulo, sem a necessidade de ler todo o conteúdo em sequência. Porém essa flexibilidade de acesso às informações se tornou bem maior no hipertexto eletrônico.


Porém, alguns pontos negativos podem ser ressaltados. Ainda é mais cansativo ler na tela do computador, considerando que a atenção do leitor é desviada devido às muitas informações dispostas ao mesmo tempo. Além disso, algumas publicações no meio da Internet são de qualidade e procedência duvidosas.

Uma das desvantagens da produção textual no meio é a linguagem abreviada utilizada pelos internautas, que se torna um vício e acabam deixando de lado a linguagem padrão e culta.
Ao invés de ter um fluxo linear como nos livros impressos, o texto eletrônico - que é não-linear - possibilita conexões (hiperlinks) em qualquer parte de um documento ou de outros documentos.

Ao fazer a navegação, o internauta interfere no ciberespaço reorganizando o fluxo das informações a partir das quais esse espaço é composto. Por isso se diz que, ao navegar, o internauta é de certa forma um "leitor independente", pois ao escolher seus cliques ele acaba interferindo no tempo e na ordem com que as informações lhe são apresentadas.

Essa nova tecnologia de informação e comunicação trouxe novas possibilidades de ensino através do meio digital, tornando-se assim imprescindível rever a relação de ensinar e aprender. Com isso o professor acaba entrando em um espaço educacional totalmente diferente do que está habituado.

Um ponto favorável é a associação, em uma mesma mídia, de textos, imagens e sons, favorecendo uma leitura não-textual que envolve múltiplos sentidos.
Mas para que essa nova tecnologia não seja vista apenas como um modismo, mas sim com o poder educacional e relevância que ela possuem, é necessário refletir sobre o ensino numa forma global, e antes de tudo, todos precisam estar preparados e conscientes para assumir essa nova tecnologia e as novas perspectivas filosóficas que ela traz, com as visões inovadoras do ensino das escolas.

É fundamental no processo de formação continuada que a educação avance na busca pela qualidade e deixe de ser baseada apenas na transmissão de informações. A educação deve incorporar também aspectos para a construção do conhecimento do aluno, e para isso é preciso utilizar tecnologias digitais, que cada vez mais estão presentes em nossa sociedade.
Hoje em dia percebe-se outra realidade. Com o uso dos hipertextos, o educador, ao utilizar as tecnologias da informação e comunicação, acaba desenvolvendo o hábito no aluno de interpretar, compreender e produzir seus próprios conceitos.

Diante das limitações da mídia digital e impressa, afirma-se que a literatura impressa sempre terá seu espaço garantido e não será substituída pela Internet. 
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