Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual ao ativar o serviço por intermédio de uma conta de e-mail e cadastrar um site, recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada.
A cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Ele foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para aperfeiçoar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. Esse sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005.
O serviço é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou à página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java (linguagem de programação), reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
Embora seja visto por muitas pessoas apenas como um instrumento de monitoramento de tráfego, o Google Analytics na verdade funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.
O sistema conta com um breve código javascript em cada página do site que o visitante acessar. Este código envia os dados ao Analytics, que, por sua vez, os transmite ao dono. A cada novo site cadastrado no sistema, o Google Analytics varre o código-fonte em busca do código fornecido. Caso não encontre, ele continua acessando a página periodicamente até encontrar a sequência de caracteres previsto. Caso não a localize, o sistema não fornecerá dados ao cadastrante. Isto serve como uma forma de confirmar que somente o dono da página cadastre seus sites e somente ele tenha acesso aos dados.
O Google Analytics não apenas permite avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam determinado site, como chegaram até ele e o que pode se feito para que eles retornem.
Casos de Sucesso
A PUMA aumenta a taxa de pedidos em 7% com informações do Google Analytics e Viget
Graças às informações dos Relatórios de funis multicanais, a Amari reformulou suas páginas de destino e obteve um aumento de 44% nas taxas de reservas em um mês.
A Travelocity trocou os relatórios centralizados para um acesso mais democrático com o Google Analytics e tornou-se mais ágil, na tomada de decisões com base de dados em toda a empresa.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário